top of page

Economia portuguesa está a melhorar

A economia portuguesa cresceu acima das expectativas mais otimistas dos analistas, com o PIB (Produto Interno Bruto) a acelerar para uma taxa de crescimento homóloga (em relação a igual período do ano anterior) de 1,6%, no terceiro trimestre de 2016.


O crescimento do PIB melhorou, sobretudo depois do número do segundo trimestre, em que subiu 0,3%. O PIB nacional aumentou 0,8% no terceiro trimestre, o que torna Portugal o país que mais cresceu entre junho e setembro na zona Euro. Portugal cresceu mais do que o dobro da zona euro, em média 0,3%. Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), o resultado conseguido deve-se a um significativo aumento das exportações, em comparação com as importações, de acordo com os dados publicados, e as famílias estão a consumir mais bens não duradouros.

O Ministro das Finanças, Mário Centeno, defendeu que a economia dá sinais daquilo que os números do mercado do trabalho (emprego) já indicavam. O governante destacou que nos primeiros 9 meses deste ano foram criados 127 mil empregos, ao contrário dos últimos 6 meses de 2015, nos quais se tinham perdido 75 mil empregados. Mário Centeno diz que esta mudança de rumo (a economia a melhorar), é o que pretendíamos para a economia portuguesa, com o crescimento do emprego e de salários muito positivos.

O desempenho da economia nacional, no terceiro trimestre, bateu assim as estimativas dos analistas. Os mais otimistas apontavam para um crescimento de 1,3%, enquanto os mais pessimistas esperavam uma variação de apenas 1%.


O Primeiro Ministro António Costa esclareceu que “pode-se considerar que a crise chegou ao fim, e que ao longo de 2017 perante os números que se consolidam sobre o crescimento da economia e a mensagem de confiança da União Europeia (EU) relativamente à evolução orçamental Portuguesa, os próprios mercados diminuem o custo dos juros da nossa dívida”.


Por Trás do Blog
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Nenhum tag.
Siga "PELO MUNDO"
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black
bottom of page