top of page

DESPORTO ESCOLAR


O projeto de desporto na escola pretende contribuir para a saúde e para o bem-estar dos alunos e poderá também combater a obesidade e o sedentarismo nas crianças. Será bem sucedido?


O desporto escolar é um projeto nacional criado em 1974, cujo objetivo é proporcionar a prática de modalidades desportivas, complementando as aulas de Educação Física, e fazendo a transição para o desporto federado. A prática destas atividades desportivas está disponível para todos os alunos e é gratuita.


Tem também como objetivo incentivar os alunos a fazer desporto, principalmente os que ainda não praticam nenhuma modalidade. Desta forma tem contribuído para a redução do sedentarismo nas crianças e, consequentemente, para o combate à obesidade.


Em conversa com o professor Paulo Batista, professor de Educação Física na Escola das Naus, em Lagos, ficámos a saber que este projeto já existe na escola desde que esta foi fundada (1997). Os alunos têm acesso a todas as

modalidades desportivas disponíveis nas escolas do agrupamento a que a escola pertence.


Na Escola das Naus estão disponíveis as modalidades de futsal, patinagem, badminton, voleibol e natação. Há cinco professores afetos a este projeto, cada um responsável por uma atividade desportiva. No entanto, existem alunos que se deslocam à Escola Gil Eanes (que é a escola sede do agrupamento) para praticarem outras atividades, como andebol, basquetebol e surf.


O surf é a atividade mais recente. Teve início no presente ano letivo. Segundo o professor Miguel Figueiredo, professor responsável pelo surf do projeto, esta modalidade tem sido muito procurada pelos alunos. Alguns já praticavam surf, mas usam o desporto escolar como complemento.


Nos últimos anos a patinagem tem sido a atividade mais escolhida.


O desporto escolar é procurado por alunos de ambos os sexos. No entanto, há modalidades que despertam mais interesse às raparigas e outras aos rapazes, como por exemplo o futsal.


O Projeto Desporto Escolar tem sido bem sucedido. Podemos tirar esta conclusão tendo em conta vários fatores: o projeto foi criado há 42 anos e continua ativo e atual, estão implicados no projeto cada vez mais alunos e professores, já houve vários alunos que se destacaram nas modalidades praticadas. Na patinagem, por exemplo, já houve vencedores de torneios a nível regional e até a nível nacional.


Por Trás do Blog
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Nenhum tag.
Siga "PELO MUNDO"
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black
bottom of page