top of page

Texto Expositivo- 8ºG

Desigualdade de géneros

A questão da desigualdade entre homens e mulheres é um fator histórico de todas as sociedades, sendo que, desde a antiguidade, a mulher era tratada como um ser inferior ao homem.

Começando pela pré-história, sabe-se que as sociedades não eram matriarcais, pois a mulher não dominava, apesar de algumas serem centradas nela. As civilizações antigas foram amplas em admirar a mulher e a feminilidade nas figuras de diversas deusas. Mais para a frente, durante a Idade Média, as mulheres tinham acesso a grande parte das profissões, assim como o direito à propriedade, também era comum assumirem a chefia da família quando se tornavam viúvas. Dando um grande salto no tempo, passamos para antes do 25 de abril de 1974, em Portugal, onde as mulheres trabalhavam pouco mais do que dentro de casa, deparamo-nos com uma realidade em que o género feminino era dominado pelo homem que as controlava intensa e sucessivamente; neste caso, as mulheres não podiam seque sair do país sem autorização do marido. Depois deste ato corajoso (Revolução dos Cravos) deu-se um movimento feminista, que deu início aos dias de hoje em que a mulher é tratada praticamente de forma igual aos homens em vários pontos (trabalho, economia e tarefas domésticas, responsabilidades parentais) sendo que foram necessários muitos anos de luta para a conquista desta posição.

Esta afirmação de igualdade não é realista pois é apenas algo criado pela mente do homem que constrói a sociedade. Ainda hoje crescemos com a ideia de que o cor-de-rosa é apenas para meninas e o azul apenas para rapazes, tal como as bonecas são para raparigas e os carros para os rapazes, a mesma ideia temos para com a dança e para com o futebol. Como tal, é necessário continuar a lutar pela construção de um real e efetivo império de igualdade.

Trabalho realizado por:

Ana Conceição; nº01

Francisca Pestana; nº 09

Mara Cintra; nº19

![endif]--


Por Trás do Blog
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Nenhum tag.
Siga "PELO MUNDO"
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black
bottom of page